Impermeabilização de aterros sanitários com geomembrana de alta resistência, rápida instalação e grande durabilidade. A geomembrana garante estanqueidade, mesmo sob condições adversas, como ambientes agressivos e exposição às intempéries. Geomembrana resistente aos raios UV e a ataques químicos para sistemas de impermeabilização de aterros sanitários. Um dos fatores a serem considerados na especificação de uma geomembrana para Impermeabilização de aterros sanitários é sua resistência química, uma vez que esses ambientes de armazenamento são bastante agressivos Para apresentar essa elevada resistência química e não sofrer degradação pela incidência dos raios solares, a geomembrana deve ser produzida com polietileno de alta densidade (PEAD) e ser aditivada com negro de fumo.
A Geomembrana de PEAD segue todos os rigores de normas nacionais e internacionais, para garantir total estanqueidade, sem perda de gás para a atmosfera, além de apresentar muitas vantagens, desde a fundação, atuando como barreira impermeável, evitando a contaminação do lençol freático, mananciais ao encerramento do aterro sanitário, permitindo cobertura com solo sobre a geomembrana, possibilitando assim o plantio de vegetação.A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define os aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos como local que “consiste na técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e a segurança, minimizando os impactos ambientais, métodos este que utiliza os princípios da engenharia para confinar os resíduos sólidos ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho ou à intervalos menores se for necessário.” Nesse sentido, para proteger o meio ambiente, um dos materiais usados na Impermeabilização de aterros sanitários é a geomembrana PEAD (polietileno de alta densidade), em razão de sua resistência aos meios agressivos. O PEAD é um polímero que atende os mais exigentes regulamentos internacionais de proteção ambiental, fatores econômicos, facilidade na instalação e soldagem. A Impermeabilização de aterros sanitários com geomembrana atua como barreira para controlar infiltração, percolação ou fluxo de água e/ou percolado. Contudo, a Instalação de Geomembrana deve ser feita conforme especificações de normas vigentes, bem como os testes de qualidade, manuseio do produto, cuidados na instalação, aferição da área e demais procedimentos necessários para Aplicação de Geomembrana, a fim de garantir total estanqueidade do sistema.
A decomposição de materiais lançados em aterros gera produtos nocivos ao meio ambiente, a exemplo do chorume, que contamina o solo e águas, e o biogás que contamina a atmosfera. Para evitar as contaminações, é recomendada a Aplicação de Geomembrana.
A geomembrana é uma manta geossintética, de liga plástica, elástica e flexível. Em aterros sanitários, a Geomembrana de PEAD cumpre a função de controle do fluxo de líquidos, preservando os lençóis freáticos e afluentes, e o meio ambiente da contaminação do solo. Os aterros sanitários são feitos em valas escavadas e recebem o revestimento da geomembrana ou manta geotextil em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), como também é chamada.
A impermeabilização de aterros sanitários com geomembrana PEAD é excelente na base, pois possui baixo coeficiente de permeabilidade, evitando qualquer tipo de infiltração. Já o Reservatório de Geomembrana PEBDL (baixa densidade) é ideal para as coberturas, em razão de sua boa flexibilidade. Além disso, a cobertura pode incluir um reforço de geotextil acima da barreira para aumentar a estabilidade da cobertura vegetal/camada de solo para plantio.E em caso de aterros de grandes dimensões, o uso de geomembrana texturizada garante maior atrito entre o rejeito e a camada de cobertura, o que confere uma maior estabilidade ao sistema.
Estamos prontos para atender às suas necessidades com eficiência e economia.
Solicite um orçamento sem compromisso e permita-nos apresentar soluções geotécnicas que impulsionam o sucesso do seu projeto.
Descubra como podemos fazer a diferença em sua obra hoje mesmo.